quarta-feira, 18 de novembro de 2015


Lançamento do Livro 


O poder da pulseira e do fogo


Dia 25 de novembro de 2015






Elias Barboza


Muitos me perguntam. Seu livro O PODER DA PULSEIRA E DO FOGO está denunciando alguns policiais e a policia militar? Eu respondo que não. O objetivo desse ensaio jornalístico em um pesquisa de mais de 20 anos, é reabrir o debate sobre o verdadeiro papel das forças de segurança do país, com efeito, o comportamento ético e profissional dos policiais militares.

Ao longo dos anos, os acontecimentos que envolvem policiais em crimes de repercussão no país têm aumentado. Homens armados que invertem os valores e passam a cometer crimes escondidos na farda ou distintivo policial.

Comandos perdidos outros envolvidos com a bandidagem fardada. A saber, o que a imprensa brasileira publicou diante da omissão e participação de policiais militares do 12º Batalhão de Niterói, Rio de Janeiro, no crime da juíza Patrícia Acioly em 2011. Além do mais, muitos policiais honrados e que não compartilham dessa vida bandida, tem sido assassinados por traficantes e bandidos fardados: isso é uma realidade que ninguém pode negar. 

O livro não se resume apenas mostrar essa bandeira sangrenta, mas pontuar que em meio a tudo isso pode se minimizar esses crimes que apavora a sociedade. Antes, eram apenas os bandidos, hoje, homens armados treinados pelo Estado para defender uma tão humilhada população estigmatizados pela pobreza e pelo horror. Mas, a busca por riquezas tem atraído os desviantes fazendo toda uma corporação de bons servidores públicos serem nivelados: criminosos fardados.

A resposta para tantos acontecimentos que marcaram negativamente as forças de segurança do país, discorridos no livro, começa dentro da própria segurança. O homem policial tem que optar; quer ser bandido ou policial. Enquanto, os órgãos de segurança publica brasileira não se manterem firmes nas punições e limpeza institucional, a população brasileira será sucumbida pela incerteza; confiar em quem?   





Nenhum comentário:

Postar um comentário