quinta-feira, 27 de novembro de 2014


O abismo social que caminha a humanidade






Quero começar esse artigo com a frase celebre do líder negro, Martin Luther King Jr.“Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.” Essa seja a frase mais apropriada no  momento para descrever a angustia que corre em minhas veias. Governos vão governos vem, e de promessas e promessas nossa ansiedade se limita apenas em acreditar. Entretanto, já cansamos de ver prosperar a maldade e o sangue a todo instante ser espargido como gado no matadouro social. O grito desesperado de uma mãe diante do corpo estendido do filho que acaba de ser assassinado. Quer dor, como aliviar os prantos ao ver a real situação.

O declínio sócio econômico que caminha a democracia brasileira, nos leva as redes de hospitais e planos de saúde, em busca de controlar a dor e curar a ferida da alma: essa lá não ira encontrar. O amargou da alma juntamente com impotência vivenciada, oprime os cidadãos honrados, os farsantes e nefastos faz a farra pisando caviar e favos de mel.




Com fantasias de carnaval antecipado, o governo brasileiro se veste de magico e videntes, ludibriando a fé, instigando ódio e cólera dos que tanto lutaram e desenvolvem a nação do Brasil. O despejo da vergonha e da ética se assemelha a vagabundagem de pilantras que compram seus mandatos, para apenas se resguardar e legislar e seu favor.  Os brasileiros, que com o voto sonham em mudanças, ficam inertes com o impacto da corrupção de bilhões gastos com meia dúzia de marginais de gravata e paletó: sobretudo, amparado e aval de políticos nefastos.

Assim percebo que o homem moderno está de volta as cavernas, a pedra lascada e a ausência do contrato social: lobo de se mesmo e faz justiça com as próprias mãos. Minha geração que viveu na juventude sorrindo com o progresso cientifico, filosófico, industrial e avanço da ciência, se ver diante de muros de lamentações onde chorar não traz mais resultados.    
   

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.” - Martin Luther King Jr.



Jornalista Elias Barbozza




2 comentários:

  1. Infelizmente enquanto existir 50 milhões de pessoas atreladas a um programa social, o país for visto como não confiável pelos investidores, a educação não fizer parte das prioridades, continuaremos a presenciar a miséria, o crime, a corrupção e a vitória daqueles que, agora ocupando os cargos eletivos vergonhosamente comandando a corrupção, nada mudará.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo tudo que você disse, caro amigo, mas acho que a decadência do homem em geral faz parte da trama dos leviatãs de paletó. Vivemos estas situações absurdas porque não sabemos cobrar nossos direitos constitucionais. É direito nosso, por exemplo, ter saúde e educação de qualidade fornecidos pelo estado. E não temos , nem teremos tão cedo. E quem tem amor a sua vida e de seus familiares recorre a rede privada. Mas como bem citou a amiga Rita acima, 50 milhões de assistidos - não se preocupam com o desenvolvimento próprio. Porque não aprenderam a se preocupar. Conseguem alimentar o corpo e assim sentem-se bem, porque saciaram apenas a parte física, mas não fazem ideia de quão satisfeitos ficariam se estivessem empanturrados de capacidade intelectual.

    Abraços!

    ResponderExcluir