domingo, 27 de janeiro de 2013



Madrugada fria e muitos corpos pelo chão 
na "Boate Kiss' em Santa Maria -RS


Fotos da fachada da Boate Kiss, após destruição pelo fogo 


O que parecia mais uma noite de glamour e muita festa, teve uma madrugada longa, um grande incêndio, provocado, levou a morte mais de 230 jovens universitários no município de Santa Maria - RS a 290 Km da capital. Muitos jovens participavam de uma festa promovida pelos estudantes do curso de agronomia com o tema; “AGROMERADOS” na “Boate Kiss”, quando um dos integrantes da banda que se apresentava no momento, ascendeu um sinalizador, e algumas faíscas que saíram do sinalizador provocou o inicio do fogo.  O que parecia inofensivo em instante provocou correrias, gritos choro e pavor de todos os participantes da festa.

Segundo relatos de sobreviventes, alguns não conseguiram corre, outros foram pisoteados e muito já gritavam sem oxigênio: corpos já tombavam ao chão consumidos pelas chamas que se alastrou rápido em todo ambiente.

 A madrugada ficou longa ao passo que sirenes de carros de socorros se amontoavam aos redores, todos, em uma ação de impotência queriam salvar vidas. É difícil não chorar ou se emocionar ao ver corpos de amigos e parentes que minutos antes se abraçavam e faziam planos para o futuro. Sorrisos alegres, juventudes vibrantes que alguns segundos antes seriam futuros promissores em suas carreiras, agora se limitavam a corpos cheios de fumaças, sujos pela poeira tenebrosa da noite agonizante que selou o destino de muitos.






Estudantes do lado de fora buscando saber o que aconteceu



Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul e tem como capital Porto Alegre. Com 262.368 habitantes, segundo o censo IBGE/2011, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM conta atualmente com quase 27 mil alunos em seus cursos de graduação pós - graduação.

É a maior tragédia em ambiente fechado do Brasil, mas perde para a maior tragédia brasileira: a guerra contra o krac e as drogas. E porque não contar os mortos do nordeste vítimas da seca que assola muitos que dependem da terra para sua sobrevivência.

Domingo de janeiro de 2013, ficará marcado na memória de todos os familiares, muito, vão demorarem esquecer seus antes queridos. Janeiro... Sempre começa com uma grande tragédia brasileira.



Jornalista Elias Barboza



Nenhum comentário:

Postar um comentário